© Instituto Internacional da Madeira.2017

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Instagram - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo

profissionais

Ricardo Caruana
Arquiteto pela Escola Especial de Arquitetura de Paris, 1975. Mestre em estruturas de madeira pela EPFL - Escola Politécnica de Lausanne, 1992. Projetou mais de 150 obras nas áreas comercial, residencial e de equipamentos urbanos (Brasil, Argentina, França, Portugal, Guiana Francesa e Porto Rico).

Trabalhou nas equipes de Oscar Niemeyer na Argélia, Zanine Caldas no Rio de Janeiro, Bahia e Amazônia e colaborou com o Prof. Julius Natterer na EPFL. Como secretário de planejamento urbano, projetou a duplicação da cidade de San Martin de Los Andes. Venceu concursos de arquitetura dos Parques Nacionais na patagônia argentina e na Havana em Cuba. Ministrou palestras, animou workshops e ensinou nas Universidades de Taubaté, Florença, Viena e Lausanne.

É cofundador e codiretor da Escola da Cidade em São Paulo e presidente do IIM - Instituto Internacional da Madeira. Seus trabalhos estão publicados na imprensa nacional e internacional, no SENAC e na UNESCO.
O foco de seus projetos é a otimização das estruturas mistas madeira / aço / concreto na construção civil em termos socioambientais, econômicos, técnicos e estéticos. Sua firma em São Paulo, a CARUANA  Arquiteturas, fornece e exporta estruturas pré-fabricadas.