© Instituto Internacional da Madeira.2017

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Instagram - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo

Profissionais

Wolfgang Winter
Engenheiro Civil e Arquiteto pela Universidade Técnica de Stuttgart, Alemanha, trabalhou como Professor Assistente e Coordenador do grupo de pesquisa interdisciplinar “­­­Estruturas de Grandes Vãos e Grandes Áreas”, dirigido por Frei Otto e Jörg Schlaich.
Sua carreira profissional foi influenciada por uma colaboração de 20 anos com o engenheiro Julius Natterer com quem trabalhou em Munique, cuja filial em Lausanne, na Suíça, chefiou. Paralelamente, iniciou sua carreira acadêmica na cadeira de Construções em Madeira, na Escola Politécnica Federal de Lausanne, onde foi professor assistente principal e dirigiu vários dos Programas de Pós-graduação Internacional sobre construções em madeira.
Em 1986, foi professor visitante no curso de pós-graduação “Arquitetura em Madeira” na École de Beaux-Arts, Paris. Desde 1993, dirige seus próprios escritórios de engenharia e arquitetura na França e na Suíça, onde realiza projetos inovadores de engenharia e arquitetura estruturados em madeira. Simultaneamente, foi responsável pelo Departamento de engenharia de madeira da Universidade Suíça de Ciências Aplicadas em Construção e pelo Departamento de Arquitetura, em Berna.
Em 1995, foi nomeado Professor Titular na TU - Universidade de Tecnologia de Viena, Escola de Arquitetura. Desde 1998, é, ali, o decano de assuntos de estudo na Escola de Arquitetura. Autor de vários livros como o “Manual de Construção da Madeira”, assinou, junto com Julius Natterer, a parte de engenharia de madeira.
De 1997 a 2005, foi diretor científico da Holzforschung, Áustria, laboratório austríaco de pesquisa e ensaio de produtos florestais e diretor-gerente da sociedade austríaca para a pesquisa madeireira.
Em 2006, tornou-se presidente do conselho da Sociedade Austríaca para Pesquisa Madeireira. É membro de vários comitês de códigos nacionais e consultor para órgãos reguladores, contribui, com seu trabalho de concepção, para projetos de pesquisa e para o desenvolvimento de expertises internacionais. O seu foco de atuação é o desenvolvendo técnicas de construção baseadas em madeira para um desenvolvimento urbano sustentável.