© Instituto Internacional da Madeira.2017

  • Pinterest - cinza Círculo
  • Instagram - cinza Círculo
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Google+ - cinza Círculo

quando ?

Embora recente, o registro do           - Instituto Internacional da Madeira, é a consolidação oficial, das ações que seus membros realizam já há décadas.

Entre as principais estão :

.      na área socioambiental : o projeto e a construção do Colégio Paulo Freire em Jundiaí (1993), um Restaurante-Escola na Câmara dos Deputados (2003) e a Marcenaria-Escola de Caieiras (2007).

.      na área técnica : pesquisa e aplicação de produtos e sistemas construtivos ;

.      na educação : a fundação de uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a concessão de entrevistas em rede nacional, a produção de filmes específicos sobre a arquitetura e a construção civil e um grande número de conferências e publicações.

o que ?

instituto

O         - Instituto Internacional da Madeira é uma união de arquitetos, engenheiros, professores, gestores de empresas e juristas ambientais que, em seus países e em conjunto, há várias décadas, se empenham em incorporar na construção civil as soluções de vanguarda que resultam em estruturas industrializadas, mais econômicas e de menor impacto ambiental. Ele assume o papel de transferência tecnológica da Europa para o Brasil.



Em consequência da vasta experiência de cada um dos seus especialistas, o           põem a disposição concepções técnicas inovadoras em resposta às questões atuais de como arquitetar a casa e a cidade.
Os três focos de atuação do Instituto são :
.      o socioambiental, que observa na concepção do projeto, além da sua lógica construtiva, a sua razão e o seu custo social e otimiza o uso da energia desde o primeiro traço : a produção do material de construção, até o último : a sua substituição ;
.      o técnico, que promove (assume) o uso de estruturas mistas otimiza a associação da madeira, do aço e da argamassa armada nos projetos de arquitetura ;
.      a formação, que forma técnicos capacitados para conceber e multiplicar a aplicação das novas soluções, aprovadas pela experiência, na transformação das condições socioambientais.

As ações do           se dão através de :
desenvolvimento de produtos ; consultoria técnica ; cursos de pós-graduação ; cursos livres ; cursos a distância ; palestras ; workshops ; entrevistas na grande mídia ; publicações na imprensa especializada ; participação e divulgação de congressos ; exposições ; filmes e vídeos.
O principal objetivo dessas ações é traduzir projetos arquitetônicos e urbanísticos, de concepção tradicional para a linguagem das novas técnicas de construção civil que resultam em estruturas mistas, de madeira, aço e argamassa armada.


 

como ?

Lausanne, Suíça
Braga, Portugal
S. M. Andes, Argentina

prof. dipl. eng.
arquiteto
psicólogo social

Internacional
parceiros

Julius Natterer
Jorge Branco
Mario Mazzeo

quem ?

Ricardo Caruana                    
Tereza Rodrigues
Valdemir Rosa
Anália Amorim
Angela Barbarullo     
Dayse Lymberopolos
Thomaz Assunpção
Daltro Mendonça
Altivo Olavo

Wolfgang Winter

Brasil
administração

presidência
vice-presidência
direção de aplicação
direção de pesquisa e ensino
direção jurídica - meio ambiente
direção financeira administrativa
conselho fiscal
conselho fiscal
conselho fiscal    
    
membro emérito fundador

São Paulo
São Paulo

Campinas
São Paulo
São Paulo
São Paulo
São Paulo
São Paulo
São Paulo

Viena

arquiteto
advogada
arquiteto
arquiteta
advogada
contadora
dir. marketing
arquiteto

advogado arquiteto

eng. civil  arquiteto